segunda-feira, 22 de abril de 2013

IMPLICAÇÕES DA PARCERIA FAMÍLIA ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM


São poucas as pesquisas que têm investigado as inter-relações entre os papéis da família e da escola de modo a oferecer estratégias que promovam o aprimoramento e a ampliação dos modelos de relação entre os dois ambientes. A família e a escola emergem como duas instituições fundamentais para desencadear os processos evolutivos da criança, atuando como propulsores ou inibidores do seu crescimento físico, intelectual e social, portanto, pode-se afirmar que é no contexto familiar e escolar que o sujeito constitui a sua identidade.
Um bom equilíbrio e desenvolvimento das estruturas cognitiva, afetiva e social deveria ser ideal para que o processo de aprendizagem seguisse seu curso normal. Porém, muitas vezes, verifica-se que, se existem dificuldades de aprendizagem, elas estão ligadas a algum problema nestas estruturas, podendo ser um impedimento para o bom desempenho da inteligência.
A inteligência vai se construindo a partir da interação entre o sujeito e as circunstâncias do meio social. Um dos fatores essenciais para a construção do conhecimento é a vida em sociedade e, para aprender a pensar socialmente, são imprescindíveis a orientação do professor e o contato com outras crianças.
Os problemas de aprendizagem se manifestam de diferentes formas dentro da escola, e sintomas divergentes se apresentam para revelar que algo não vai bem. Cada criança tem sua forma de ser, de aprender e de não aprender.
É na observação da interação existente entre os membros da família que pode-se compreender como se dá a circulação do conhecimento e o acesso à aprendizagem, visto como cada membro familiar tem uma forma própria de aprender e operar ao construir o próprio conhecimento, portanto, uma mobilidade de aprendizagem que o permite se aproximar do desconhecido, para agregá-lo ao saber. A modalidade de aprendizagem é o resultado das experiências de aprendizagem do indivíduo em interação com o grupo familiar. O conhecimento será transmitido de acordo com sua modalidade de aprendizagem, mantendo o significado que o aprender tem para o grupo familiar.
Quando a família e a escola mantêm boas relações, as condições para um melhor aprendizado e desenvolvimento da criança podem ser maximizadas. Portanto, pais e professores devem ser estimulados a discutirem e buscarem estratégias conjuntas e específicas ao seu papel, que resultem em novas opções e condições de ajuda mútua A escola deve reconhecer a importância da colaboração dos pais na história e no projeto escolar dos alunos e auxiliar as famílias a exercerem o seu papel na educação, na evolução e no sucesso profissional dos filhos e, concomitantemente, na transformação da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  TDAH em Crianças e Adultos: O que Você Precisa Saber O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiq...